Sobre a Quarta-Feira de Cinzas

Como cristão, católico apostólico romano e praticante, e venho iniciar o contexto do site, neste dia, tão especial e tão importante, no contexto de nossa fé.

Ontem, (escrevo na quinta-feira), tivemos o início do tempo que, para nós é o mais importante, pois, nossa fé, vem deste momento.

E, como leigo, (preparando-me, quiçá, para me comprometer mais com esta fé que levo comigo desde meu batismo), venho trazer aqui, um pouco de nossa fé, exposta, e explicada, SOB A ÓTICA DO LEIGO, (afinal, sou leigo), e, leia-se leigo, apenas, como diz a CNBB (link – acesso em 23 de Fevereiro de 2023 – 13h21) pelo escrito pelo Cardeal Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) – “Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste. Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção. Os Leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço do Reino de Deus. Na Igreja existem as diversas vocações: a sacerdotal, a diaconal, a religiosa e a leiga. Todas são muito importantes e necessárias, pois brotam do Batismo, fonte de todas as vocações.”

Reitero, sou leigo, neste aspecto, mas, me preparo na Teologia, e através dos estudos e do meu caminho dentro do estudo das histórias cristãs, e das religiões, e por eu viver esta fé católica, há mais de 4 décadas, desde meu nascimento, posso falar (modéstia às favas) que sei muito, MAS NÃO TUDO, e sigo aprendendo, mas hoje em dia, sempre questionando e buscando uma solidificação de minha fé.

Vamos estudar a fé católica juntos, e dentro deste exposto, eu pretendo estudar, aprender e ensinar, o que nossa fé católica determina que façamos, e vivamos, em nossos dias, conforme Nosso Senhor Jesus Cristo, quando em sua primeira vinda à este mundo, nos bem ensinou na carne, e nos ajuda e nos solidifica no espírito.

Celebrar a quarta-feira de Cinzas, e iniciar a quaresma, é celebrar a NOSSA FÉ, na mais simples e humilde concepção, pois, temos agora, nas palavras de Sua Santidade, o Papa Francisco, “Convertei-vos a mim. A Quaresma é uma viagem de regresso a Deus que lança um apelo ao nosso coração. Na vida, sempre teremos coisas a fazer e desculpas a apresentar, mas agora é tempo de regressar a Deus”.

A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai seis semanas e meia antes da Páscoa, (Data em que todos nós, os cristãos, de todo o mundo acreditamos ser o dia em que Jesus Cristo Ressuscitou).

Agora, cabe dizer que, os domingos não são contados no período de 40 dias da Quaresma, porque domingo é sempre celebrada a Páscoa de Jesus. Em 2023, a Quarta-feira de Cinzas aconteceu ontem no dia 22 de fevereiro.

As igrejas oriental e ocidental usam dias diferentes para marcar o início da Quaresma, no entanto. No ocidente, a Quarta-feira de Cinzas abre o feriado. Nas igrejas ortodoxas orientais, a Quaresma começa na segunda-feira, sete semanas antes da Páscoa, e a Quarta-feira de Cinzas não é observada.

Para nós, ocidentais, ontem, em dia de Jejum e abstinência, abrimos o caminho para o ápice de nossa Fé, o TRÍDUO PASCAL (Quinta-feira santa, Sexta-feira santa e o Sábado Santo) – que já não mais, o tríduo pascal, é visto como quaresma, mas sim, tríduo pascal, “inaugurando” a Páscoa para todos nós.

Ontem, na Quarta-feira de Cinzas, nós católicos recebemos cinzas – na testa ou na cabeça, com as cinzas abençoadas pelos sacerdotes / bispos / diáconos, de onde participamos nas nossas comunidades, pelos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior: isso representa a mortalidade, nossa consciência de que, somos pó, e ao pó voltaremos (cf. Gênesis 3:19)

Durante o caminho quaresmal é comum jejuar — geralmente, evita-se o consumo de carne vermelha — e praticar atos de penitência, lembrando do sofrimento de Cristo no deserto e, depois, na cruz.

Aí, vemos que jejum, oração e penitência são pilares quaresmais, ao lado da ajuda financeira aos menos favorecidos. Ademais, o jejum é prescrito na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, entretanto, muitos cristãos levam a prática durante todo o período e escolhem outros tópicos que passam a considerar “quaresmais”, por exemplo, há quem deixe de consumir doces, pare de fumar, busque não reclamar durante os 40 dias, pare de ingerir bebidas alcoólicas. É um momento de introspecção e conexão divina que tem capacidade de transformar vidas.

Vale alertar, que, a partir de ontem, nossos compromissos quaresmais devem ser:

rezar com veemência e com fé piedosa;

ler e estudar a Palavra de Deus;

jejuar;

refletir com mais carinho e amor sobre nossas atitudes – sempre visando a piedade e a retidão;

participar das santas missas, AO MENOS AOS DOMINGOS;

CONFESSAR-SE, AO MENOS UMA VEZ, PELA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO.

Portanto, a quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.

Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa.

Na Bíblia, o número quarenta é frequentemente citado para representar períodos de 40 dias ou 40 anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes. Alguns exemplos mais conhecidos são:

  • 40 dias de dilúvio da Arca de Noé;
  • 40 dias de Moisés no Monte Sinai;
  • 40 dias de Jesus no deserto, antes do início do seu ministério;
  • 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.

Que Deus nos abençoe e nos ajude a seguirmos nosso caminho quaresmal com fé, esperança e caridade, para chegarmos juntos à glória da Ressurreição!

Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com esta quarta-feira de cinzas, dia de jejum e abstinência, o tempo quaresmal, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém!

Abençoada e Santa Quaresma à todos nós!


Deixe um comentário